Palestra: “Os tempos são chegados” com Sueli Generoso

Gravação especialmente produzida para o Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman, de Indaiatuba (SP), em maio de 2020.

TEMA: Os tempos são chegados

Expositora: Sueli Generoso

Referências:

  • Livro: A Gênese Capítulo: XVIII – itens 33 a 35

Transcrição da palestra espírita:

Olá, é uma alegria poder estar aqui com vocês. Eu gostaria de convidá-los para que pudéssemos juntos refletir sobre o tema transição planetária.

Mas antes de iniciarmos essa nossa reflexão, eu quero convidá-los para aquela preparação que habitualmente fazemos antes de iniciar o Evangelho.

Então nós vamos fechar os nossos olhos nesse momento, nos elevando-o até Deus, nosso pai. E com muita alegria agradecemos a ele o dom da vida.

Agradecermos a esse nosso pai de amor e bondade e pelo seu filho que ele nos enviou, o nosso querido Jesus.

E juntos nesse momento, sob a proteção de Jesus o nosso mestre, através dos mensageiros de luz, que possamos nos projetar lá para o salão, na nossa casa espírita.

E que lá unidos, possamos então, unir os nossos sentimentos, as nossas energias e agradecermos pela oportunidade de ouvir e compartilhar em alguns momentos desse Evangelho maravilhoso do nosso querido mestre.

Jesus querido, permaneça ao nosso lado, nos ilumine hoje e sempre, que assim seja.

Transição planetária, muito ouvimos falar em transição planetária, não é!? O planeta Terra, que hoje é um planeta de provas e expiações, ele está se transformando para planeta de regeneração.

Ele está no meio dessa transformação, já está em transformação. Há muito tempo o planeta já entrou nessa transição. Eu gostaria de convidá-los para que juntos pudéssemos fazer uma pequena viagem.

Imaginar esse nosso planeta que Deus projetou com todas as riquezas que necessitamos, que colocou à nossa disposição o governador desse planeta, que é o seu filho, o governador planetário, Jesus.

Então companheiros, vejam bem. Deus colocou um planeta maravilhoso cheio de riquezas naturais ele tem tudo o que precisamos para viver e sobreviver perfeitamente. Riquezas naturais, riquezas minerais, todas as riquezas que a gente precisa, os mares com seus peixes.

Todos nós estamos aqui, nós vamos nem entrar no mérito de quantas encarnações nós estamos aqui nesse planeta, usufruindo de tudo que está aqui à nossa disposição, que Deus colocou à nossa disposição.

Vamos imaginar somente nessa encarnação. Alguns de vocês já parou para pensar e tentar dimensionar em quantos quilos de alimento cada um de nós já consumiu retirados dessa terra fecunda e abençoada, só nessa encarnação?

Não dá para dimensionar, não é verdade!? E quantos litros de água nós cada um de nós já usou só nessa encarnação, só nessa?

Não temos condição de mensurar, não é verdade!? Então nós temos tudo e nem ao menos nos damos conta de tudo que está ao nosso redor, tudo que Deus colocou à nossa disposição nesse planeta abençoado. Nsse planeta azul maravilhoso.

Colocou também a nossa disposição essa atmosfera que nos rodeia e que é o ar que respiramos, esse ar maravilhoso que nos traz o conforto nos traz disposição, esse oxigênio, que nos alimenta e alimenta o nosso corpo físico.

Tudo isso está aí gratuitamente, gratuitamente à nossa disposição. Só que tem uma outra coisa que nós precisamos pensar um pouquinho. Assim como existe a atmosfera do planeta, existe também a psicosfera do planeta.

O nosso Evangelho segundo Kardec, ele coloca em muitos e muitos capítulos a importância da psicosfera planetária. Todos nós já lemos e temos conhecimento, então só para relembrar o que significa a psicosfera do planeta.

A psicosfera do planeta nada mais é do que a sintonia dos pensamentos de todos nós, habitantes deste planeta. A sintonia do nosso pensamento do nosso sentimento é que forma a psicosfera do planeta.

Então, não basta só termos tudo que Deus nos deu, temos também que dar a nossa participação, que é o que!? A nossa contribuição para que esta psicosfera possa também evoluir.

E ela vem evoluindo, de que forma!? À medida em que nós vamos amenizando dentro de nós sentimentos pesados, sentimentos ruins, raiva, ciúme, ressentimento, todos esses sentimentos pesados.

Eles fazem com que a psicosfera também se torne pesada. À medida em que nós nos esforçamos para melhorar o nosso padrão vibratório, melhorar a qualidade do nosso pensamento.

E nós temos essa capacidade, nós podemos administrar um nosso pensamento aquilo que vamos permanecer em sintonia ou não.

E aí é que entra nossa parte. Agora é a hora é a nossa vez agora essa é a nossa vez, de arregaçaram as mangas e damos a nossa colaboração para que esse planeta maravilhoso possa conquistar essa nova condição que é o planeta regenerado né com menos tempo mais facilidade se nós colaborarmos.

Uma coisa é certa, o planeta está evoluindo. Ele vai se transformar num planeta de regeneração. Ponto. Nós, cada um de nós, aqui hoje é herdeiro a viver e habitar neste planeta. Nós somos herdeiros. Mas para que possamos conquistar essa grande oportunidade, temos que fazer a nossa parte.

Sem que façamos transformações íntimas, transformações pessoais, não seremos habitantes desse planeta regenerado bom.

Então cabe a cada um de nós e escolha nesse momento, aqueles de nós que estiver disposto a herdar esse planeta regenerado tem que começar agora.

Aquele de nós que por própria escolha achar que não é momento, que não quer e que não vai fazer esse esforço também vai ser respeitado no seu livre arbítrio.

Só que ou será que o planeta de regeneração terá espaço para esses que não se preocuparam em melhorar-se e dar algum alguma coisa de si para que isso acontecesse?

Nós habitantes, aqui desse país maravilhoso que o Brasil e que foi determinado por Jesus o celeiro do mundo, pátria do Evangelho.

Nós brasileiros temos uma responsabilidade ainda um pouquinho maior do que os nossos companheiros de outros países, porque aqui é o celeiro do mundo, é pátria do Evangelho, é a pátria do cruzeiro. Jesus disse, “A pátria do cruzeiro”.

Olha que honra para nós, que oportunidade grandiosa nós temos nesse momento, de participar desse momento tão importante do planeta aqui no Brasil, o celeiro do mundo, pátria do Evangelho.

Para nós uma grande oportunidade, então nós temos que imaginar assim. Quando nós moramos numa casa grande, uma casa física grande e precisamos mudar de casa.

Nós vamos mudar para um apartamentozinho pequeno, um apartamento menor, o que nós vamos fazer!? Nós vamos fazer uma grande seleção, não é!?

Nós vamos selecionar tudo o que não mais nos serve, nós vamos colocar tudo de lado o que nós não queremos levar.

E o que geralmente a gente coloca de lado!? O que não tem mais importância, que não serve mais, o que um dia já foi valioso e hoje não tem o menor sentido.

Nós vamos deixando de lado e nós vamos levar o quê!? Nós vamos levar tudo que realmente importa para nós, todas aquelas coisas que nós achamos realmente importantes na nossa vida.

E é dessa mesma forma que nós vamos fazer essa mudança interior, nós vamos olhar para dentro de nós e fazemos uma reflexão e tirarmos os velhos costumes, os velhos conceitos. Aquelas ideias que não nos trazem nenhum benefício, pensamentos que só nos arrastam para baixo.

Nós vamos deixar tudo, tudo de lado e nós vamos ter que ter a coragem de fazer esse pente fino dentro de cada um de nós, lá no nosso cérebro.

Fazer essa separação e ver o que nós queremos levar para o homem novo, para o ser novo, para o espírito em evolução.

O que nós vamos levar!? Nós vamos levar bons pensamentos, nós vamos levar pensamentos otimistas, pensamentos de fé, de esperança, vamos levar a figura do governador desse planeta.

E do anjo Ismael, que é o guardião do planeta Terra, vamos levar conosco, porque eles é que vão nos ajudar a seguir, vamos ajudar a esquecer o que ficou para trás e somente pensar no homem novo no ser novo que nós vamos nos transformar.

Então nós temos tudo, tudo para sermos felizes, nós temos um planeta maravilhoso, nós temos, Deus pensou em cada espaço, em cada item que aqui existe para nós.

Nos enviou seu filho, como governador do planeta. Então nós temos tudo tudo que é necessário. Agora nós temos que ter coragem, muita coragem. Mudar é fácil? Não é.

Toda mudança traz, tem que ter muita força de vontade, tem que ter muita coragem para mudar, para deixar coisas para trás, para carregar as coisas, para escolher o que leva o que não leva.

E agora é hora, de nós buscarmos lá dentro de nós toda a coragem, toda fé, toda confiança que nós temos em Deus e em Jesus e fazermos a nossa parte.

Sem que façamos a nossa parte, não conseguiremos mudar a psicosfera do planeta, porque à medida em que cada um de nós der o mínimo passo, nós não vamos, companheiros, não vamos nos transformar de uma hora para outra.

Jogar tudo que é velho hoje lá, e sair com tudo que novo andando. Não é assim e nós vamos ter que fazer essa mudança, ir separando o que não serve aos poucos e retirando aos poucos e ir separando o que queremos para nós.

O que queremos que seja a nossa herança também aos poucos, Jesus nunca pediu transformação de nenhum de nós de um momento para o outro. O que ele quer é nos ver a caminho.

O que Jesus quer é nos ver com a manga arregaçada, dispostos a agir. Pequenas transformações de cada um de nós irão se unir a tantas outras, pequenas transformações de tantos outros irmãos que também hoje estão com esse mesmo movimento com essa mesma vontade.

E a psicosfera começará a melhorar com certeza, com certeza. Então companheiro, o que nós temos que ter em mente é que esse planeta regenerado não tem espaço para quem não está disposto a trabalhar, para quem não está disposto a se melhorar, a ser melhor, a ser o herdeiro dessa terra prometida.

Então, o meu convite é que estejamos todos atentos. Não desperdicemos essa oportunidade, estejamos atentos para que um dia possamos estar lá unidos nesse planeta já completamente regenerado.

Obrigado por ter me ouvido, eu quero de novo convidar vocês para que possamos agradecer na oração final, fechando os nossos olhos e mais uma vez nos elevando em prece e agradecendo o nosso pai celestial por todas as bênçãos.

Agradecendo a esses mentores abençoados enviados por Jesus, o nosso governador donatário. Esses amigos espirituais que estão todos os dias e em todos os momentos, nos dando impulso, nos auxiliando nessa tão sonhada evolução espiritual, que assim seja.